domingo, 7 de setembro de 2008

Tarsila do Amaral
Antropofagia

Aqui em Curitiba está acontecendo uma exposição das obras da Tarsila no MON e eu não poderia deixar de levar meus alunos. Como eles são pequenos eu sempre trabalho um pouco do artista antes de leva-los, desta vez eu contei a história da Tarsila, mostrei fotos dela das obras, falei da importância de ser uma artista mulher, brasileira e escolhi dar mais ênfase a obra Antropofagia, que está na exposição e que possibilita ao professor trabalhar o corpo.

Levei os alunos em uma sala com espelho, observamos a obra Antropofagia: quantas pessoas fazem parte da obra, em que posição estão sentados, se são homens ou mulheres, etc. Depois coloquei os alunos sentados, uma dupla de cada vez, na posição dos personagens da obra para que eles pudessem se observar no espelho e ao mesmo tempo observar a obra.

Em seguida peguei uma caneta de retroprojetor(que sai com álcool) e desenhei o contorno deles no espelho( infelizmente não aparece na foto pela baixa qualidade).





Depois do contorno do corpo das crianças desenhado no espelho, eles receberam tinta e começaram a pintura.










Eles gostaram muito de trabalhar em dupla!










Eu indico esta atividade, ligada a obra de arte, para crianças a partir do nível II. Para o nível I e maternal II, a simples pintura no espelho já é diversão garantida!








O que eu achei curioso é que todas as crianças pintaram de acordo com a obra, só um aluno, pintou seu auto retrato.












Achei o resultado muito legal, eles finalmente conseguiram entender que perna ou pé é de quem.


Nossa visita ao MON será esta semana, depois eu conto o resultado! Beijo Jana



Nenhum comentário:

Postar um comentário