domingo, 26 de outubro de 2008

Gravura
Gravura
Gravura
O conteúdo do 3º bimestre das 6ª séries foi gravura. Procurei discutir a questão do múltiplo na obra da arte e apresentar para eles os diversos tipos de gravura.

Gravura em Barbante
Comecei as aulas sobre gravura levando para eles as matrizes de xilogravura, linóleo, gravura em metal e suas impressões.


Começamos a parte prática com a gravura em barbante, eles colaram barbante em um pedaço de papelão e imprimiram 3 cópias, numerando e assinando uma a uma.

Gravura em isopor

Na segunda atividade prática eles usaram uma bandeja de isopor, na qual eles desenharam com caneta ou lápis perfurando a bandeja.


O importante nessa técnica é associa-la com a xilogravura, para os alunos entenderem que a matriz da xilo, também é em baixo relevo.

Gravura em CD

Essa ultima técnica que nós trabalhamos em sala, eu conheci a pouco tempo e achei muito interessante. Nós podemos associa-la a gravura em metal.


Consiste em pegar um cd que não use mais e fazer alguns desenhos (riscando o cd), semelhante a ponta seca da gravura em metal, na sala de aula a maior parte dos meus alunos usou a ponta da tesoura escolar.



Depois de riscar, os alunos passam o giz de cera na superfície do cd. O giz entra nas cavidades.



Por ultimo, colocamos o papel em cima do cd e passamos o ferro de passar roupa. O giz derrete com o calor e passa para a folha.


Nesta técnica é importante chamar a atenção dos alunos para o fato de que, assim como na gravura em metal, o desenho vai aparecer onde foram feitas as cavidades, diferente da xilogravura em que as cavidades permanecem em branco.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito lindo!!!
    Amei todas as ideias.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que belo cantinho amei.
    Tudo muito delicado
    Cheia de Idéias maravilhosas
    Beijos
    Luci

    ResponderExcluir